1. Vender carro clássico: a quem vender?
Os carros antigos à venda são o prazer de muitos aficionados dos automóveis, que desfrutam com o restauro e melhorias destas autênticas jóias sobre rodas. Ainda assim, vender um carro clássico em Portugal não é tão fácil como pode parecer, já que depende em grande medida do tipo de veículo, das suas características e da sua exclusividade no mercado.
As tendências de design nestes últimos anos fizeram com que os carros percam mais a sua essência, marcando fortemente a diferença entre o que se pode observar agora nas estradas e o que era comum há apenas 30 anos. A exclusividade que transmite um carro clássico, a imagem de poder, a elegância e o respeito pela história, apaixona muitos condutores e, cada vez, condutores jovens. Na verdade, um clássico nunca passa de moda. A venda de carros antigos goza de boa saúde, mas cada vez é mais complicado desfrutar deste passatempo na vida quotidiana, principalmente devido a algumas restrições de circulação.
No entanto, isto não é impedimento para os verdadeiros amantes dos clássicos, que preferem usá-lo mais como exibição, parar possuir uma jóia e não apenas um meio de transporte, funcionando inclusivamente como investimento de futuro. Um modelo com valor histórico, bem cuidado e a funcionar perfeitamente pode ser um excelente produto e, por isso, muitos proprietários procuram vender o seu carro antigo no momento oportuno para obterem grande benefício. Em geral, os carros clássicos à venda em Portugal atraem cada vez mais potencias clientes, seja pela sua imagem ou por fatores relacionados com investimento.
Mas quando é que um carro é considerado clássico?
É importante destacar que nem todos os carros antigos podem ser considerados como clássicos, precisando de cumprir alguns requisitos para tal classificação. Velho é diferente de antigo ou clássico. De acordo com a FIVA (Fédération Internationale de Véhicules Anciens), “é considerado histórico um veículo rodoviário de propulsão mecânica, fabricado há pelo menos 30 anos, preservado e mantido em estado historicamente correcto, que não é utilizado como meio de transporte diário e que faz parte do nosso património técnico e cultural”
Classificação de veículos clássicos segundo a sua época
Saber a classificação do seu veículo pode ajudá-lo no momento de por à venda o seu carro clássico. Segundo o Código Técnico Internacional da Normativa F.I.V.A. (Federación Internacional de Vehículos Antiguos), esta é a classificação dos veículos segundo a data de produção. Para os eventos organizados segundo as normas FIVA, os veículos classificam-se pelas seguintes classes:
CLASSE | DATA DE PRODUÇÃO |
---|---|
CLASSE A (Pioneiros) | Veículos produzidos até 31-12-1904 |
CLASSE B (Veteranos) | Veículos produzidos entre 1-1-1905 e 31-12-1918 |
CLASSE C (Vintage) | Veículos produzidos entre 1-1-1919 e 31-12-1930 |
CLASSE D (Pós-Vintage) | Veículos produzidos entre 1-1-1931 e 31-12-1945 |
CLASSE E (Pós-guerra) | Veículos produzidos entre 1-1-1961 e 31-12-1970 |
CLASSE F | Veículos produzidos entre 1-1-1946 e 31-12-1960 |
CLASSE G | Veículos produzidos entre 1-1-1971 e o limite de idade FIVA |
CLASSE A (Pioneiros)
- Veículos produzidos até 31-12-1904
CLASSE B (Veteranos)
- Veículos produzidos entre 1-1-1905 e 31-12-1918
CLASSE C (Vintage)
- Veículos produzidos entre 1-1-1919 e 31-12-1930
CLASSE D (Pós-Vintage)
- Veículos produzidos entre 1-1-1931 e 31-12-1945
CLASSE E (Pós-guerra)
- Veículos produzidos entre 1-1-1961 e 31-12-1970
CLASSE F
- Veículos produzidos entre 1-1-1946 e 31-12-1960
CLASSE G
- Veículos produzidos entre 1-1-1971 e o limite de idade FIVA
2. Vender carros clássicos
Normalmente, os aficionados dos carros antigos à venda em Portugal preferem carros a um preço razoável, de modo a que seja mais fácil submetê-los a um restauro e/ou melhorias sem que o orçamento dispare.
A venda de carros históricos pode ser também um nicho demasiado pequeno. Por isso, encontrar interessados pode levar tempo e esforço, o que significa que o veículo poderá perder valor.
Além de anunciar o veículo em páginas web especializadas na venda de carros clássicos, fóruns, em eventos ou visitar intermediários especializados, compramososeucarro.pt oferece-lhe uma nova alternativa no momento de vender um carro com estas características.
O serviço de compramososeucarro.pt permite-lhe obter o preço de venda do seu carro clássico sem sair de casa. O que nos caracteriza é, sem dúvida, a nossa transparência, qualidade e rapidez no serviço e, sobretudo, a ausência de compromisso de venda. Além disso, não cobramos qualquer comissão. É tudo totalmente gratuito.
Convidamo-lo a começar a avaliar o seu carro clássico no nosso website para a que a nossa equipa de especialistas avalie o seu veículo em profundidade e possam fazer-lhe uma proposta pelo mesmo. Mas não se esqueça: você tem a última palavra!