1. Quero vender o meu carro, mas a que preço?
No momento de colocar à venda o nosso carro usado, são várias as dúvidas que podem surgir, como, por exemplo, “a que preço posso vendê-lo?”, “qual é o seu valor no mercado?”, “quanto poderei obter pelo meu carro?”, “quem será o melhor comprador?”. Saber ao certo porque preço podemos vendê-lo é tão ou mais importante do que escolher o comprador que mais nos convém, pois podemos cair no erro de pedir um valor demasiado elevado, o que dissuadirá por completo os compradores e atrasará o processo de venda do nosso veículo.
Por outro lado, não conhecermos o valor real do nosso carro pode também significar o inverso. Quer isto dizer que podemos definir abaixo do real, o que nos fará sair prejudicados com a venda. Portanto, antes de dizer com segurança: “negócio fechado!”, deve ficar a conhecer o preço do seu automóvel de acordo com as suas características e o seu estado de conservação.
Para isso, não há nada melhor do que fazer-lhe uma avaliação. Além disso, uma das grandes vantagens de avaliar o seu carro é que através dela pode descobrir os seus pontes fortes e fracos, o que lhe dá a possibilidade de otimizar o seu veículo com o objetivo de obter o preço de venda mais alto que lhe seja possível.
2. Opções para avaliar o seu automóvel
- Compramososeucarro.pt: avalie o seu carro de forma fácil, rápida e segura, sem precisar de casa. Avaliamos o seu carro com rigor, tendo em conta os fatores e, em seguida, recebe o seu preço de venda online. Se o preço que lhe apresentamos o deixa satisfeito, pode fazer uma marcação para entrega numa das nossas sucursais e concretizar a venda. Esta é, sem dúvida, a melhor forma de ficar a saber o valor real do nosso automóvel.
- Concessionários e abates: a maioria dispõe de serviços de cotação de veículos. O inconveniente é que alguns usam tabelas de preços que ficam aquém da precisão. Por vezes, o serviço não é gratuito ou inclui compromisso de venda.
- Tabelas de preços:se quer vender o seu carro rapidamente, estas podem dar-lhe uma ideia aproximada do seu valor. No entanto, estas tabelas só têm em conta a marca, o modelo e o ano de matriculação do seu veículo, esquecendo elementos importantes como a quilometragem, o estado do mesmo ou o equipamento extra.
3. Conselhos antes de cotar um veículo usado
Antes de avaliar um carro, convém saber em que elementos e características do seu veículo se concentrará o especialista que o vai avaliar, isto é, que aspetos do seu automóvel serão tomados em conta para calcular o seu valor. Se, mais do que vender o seu automóvel de segunda mão, pretende vendê-lo pelo preço mais alto possível, não perca de vista as seguintes recomendações:
Elementos | Atenção | Conselho |
---|---|---|
Pneus | Em Portugal, por lei, a profundidade mínima permitida para o piso é de 1,6 mm. | Substitua-os por uns novos. |
Sistema de escape | Não deve libertar fumos em excesso nem deve estar oxidado ou apresentar gretas. | Recorra a uma oficina para mudá-lo. |
Carroçaria e pintura | Deve estar limpa e, na medida do possível, sem arranhões, amolgadelas ou corrosão. | Faça uso do seu seguro e limpe bem o seu carro por fora. |
Interior do veículo | Os tapetes e os cintos devem estar em bom estado, assim como também o volante e os pedais. | Limpe o interior a fundo e elimine todos os possíveis odores |
Motor/Sistema elétrico | Assegure-se de que tudo funciona corretamente. | Procure por eventuais fugas de lubrificante, combustível ou líquido de refrigeração. |
Vidros | Não devem estar rachados ou partidos. | Aproveite o seu seguro ou recorra ao mercado de peças usadas. |
Pneus
- Atenção: Em Portugal, por lei, a profundidade mínima permitida para o piso é de 1,6 mm.
- Conselho: Substitua-os por uns novos.
Sistema de escape
- Atenção: Não deve libertar fumos em excesso nem deve estar oxidado ou apresentar gretas.
- Conselho: Recorra a uma oficina para mudá-lo.
Carroçaria e pintura
- Atenção: Deve estar limpa e, na medida do possível, sem arranhões, amolgadelas ou corrosão.
- Conselho: Faça uso do seu seguro e limpe bem o seu carro por fora.
Interior do veículo
- Atenção: Os tapetes e os cintos devem estar em bom estado, assim como também o volante e os pedais.
- Conselho: Limpe o interior a fundo e elimine todos os possíveis odores
Motor/Sistema elétrico
- Atenção: Assegure-se de que tudo funciona corretamente.
- Conselho: Procure por eventuais fugas de lubrificante, combustível ou líquido de refrigeração.
Vidros
- Atenção: Não devem estar rachados ou partidos.
- Conselho: Aproveite o seu seguro ou recorra ao mercado de peças usadas.
É muito importante que tenha bem presente todos estes detalhes para conseguir a maior rentabilidade possível na ocasião de vender o seu veículo, especialmente se se encontra na situação de ter de vendê-lo urgentemente. Analise as condições da apólice do seu seguro automóvel e recorra a uma oficina para o ajudar a resolver eventuais problemas. Sairá, sem sombra de dúvidas, mais beneficiado.
4. Burocracias para a venda de um carro
Se se está a perguntar como vender o seu carro, damos-lhe aqui toda a informação necessária. Antes de vender o seu veículo precisa de resolver certas burocracias e ter alguns documentos disponíveis, os quais deverá levar consigo para finalizar o contrato com êxito:
Obrigatório
- Precisa de ter toda a documentação do veículo em dia;
- Verifique se não tem sanções ou multas pendentes;
- Deverá ter pago o IUC (antigo "selo do carro");
- Cartão de cidadão ou passaporte.
Recomendável
- Recomenda-se que tenha passado na última inspeção periódica e que tenha a sua confirmação;
- Documento Único Automóvel;
- Todo o equipamento extra e acessórios do veículo.
A quem vendo o meu automóvel? Que opções tenho?
Existem vários tipos de compradores de carros de ocasião e deverá conhecê-los todos em detalhe para saber qual deles mais lhe convém, em função da sua situação, do tipo de automóvel e de estado em que se encontra, assim como do prazo que se tenha estipulado para vendê-lo. Fazemos-lhe uma descrição de seguida:
Particulares: Normalmente temos a ideia de que a compra e venda de veículos entre particulares é mais simples e relaxada, sobretudo no momento de negociar um preço, ao ser um tratamento de igual para igual entre vendedor e comprador. Costuma dizer-se que muitas vezes os particulares podem oferecer um preço ligeiramente superior àquele que se obtém pelos profissionais. No entanto, este método tem as suas desvantagens. O risco financeiro é muito maior quando vendemos a um particular do que a um profissional, sobretudo quando nada sabemos sobre o primeiro.
Concessionários: desde sempre, a maneira mais conhecida de vender um carro rapidamente é através de um concessionário. Basicamente, porque evita que tenha de pôr anúncios e de gerir as respostas aos interessados até aparecer aquela pessoa que finalmente decide comprar o seu automóvel. Outra vantagem são os serviços que alguns oferecem, como a avaliação ou o encargo das burocracias. No entanto, verifique com antecedência se se trata de um serviço gratuito ou se o custo se descontará posteriormente do preço de compra do seu carro
Compramososeucarro.pt - Venda garantida
A grande vantagem da compramososeucarro.pt face às restantes opções que já mencionamos é que, connosco, consegue vender o seu automóvel de forma rápida e cómoda e com toda a segurança que apenas um profissional da área é capaz de oferecer. Mais importante ainda é que o fará pelo preço justo que o seu automóvel tem no mercado. Comprove agora mesmo. Asseguramos-lhe a melhor avaliação que nos é possível fornecer. Se a nossa oferta supera as suas expectativas, tem apenas de assinar o contrato de compra e venda connosco. Encarregamo-nos de tratar de todos as burocracias e transferimos o seu valor por transferência bancária. Avalie o seu carro no nosso website e venda-o no próprio dia!