1. Como vender um carro penhorado
Desde logo, vender um carro penhorado não é o mesmo que vender um carro com financiamento, mas não se preocupe, porque também é possível. Mesmo quando a penhora do veículo está registada no IMT, isto não impede a transferência do seu carro para outro proprietário que esteja disposto a comprá-lo. Mesmo assim, antes de vender o seu carro penhorado, dirija-se a um balcão da Loja do Cidadão ou do Gabinete de Apoio ao Registo Automóvel do IRN ou peça mesmo on-line um certificado de matrícula automóvel. Para isso, necessita apenas de saber a matrícula do veículo sobre o qual pretende obter informação. Além da titularidade, este certificado permite-lhe conhecer a atual situação administrativa do seu automóvel.
O IMT pode realizar a alteração do registo de título de propriedade, mas um novo certificado de matrícula no nome do novo proprietário só será emitido quando o seu último proprietário tiver saldado as possíveis dívidas. Ou seja, se tem um carro penhorado com dívidas, convém que as liquide antes de o vender.
Com algumas ressalvas, a venda de carros penhorados é um processo semelhante ao que se realiza com a venda normal de um usado:
- No contrato de compra e venda deve constar a situação de penhora do seu carro;
- Ao realizar a alteração do registo do título de propriedade, no IMT, informar-se-á ao futuro proprietário sobre a ocorrência. O novo proprietário decide se aceita ou não a penhora;
- Caso aceite, o novo titular deverá assinar um documento em que confirma a penhora e certifica que foi informado sobre a situação.
Se quer mudar de carro, entregá-lo a um concessionário ou vendê-lo, pode ter a certeza de que estes conselhos o ajudarão a aumentar o preço de venda do seu automóvel e, com isso, consegue arrecadar algum dinheiro para, por exemplo, financiar o seu novo carro. Já sabe qual o passo a dar neste momento para vender o seu carro num abrir e fechar de olhos?
2. Quem compra um carro penhorado?
A venda de carros penhorados pode realizar-se por distintas vias (carta fechada, negociação privada ou leilão), dependendo de quem tenha realizado a penhora: credor particular ou Fisco.
- se o seu carro foi penhorado por um credor particular (p.e.: banco ou empresa), o mais certo é que tenha pouca margem de manobra para negociar a quem possa vendê-lo. Quando uma empresa privada quer vender um carro sob penhora, é comum que se proceda a um leilão. Estas são uma prática habitual de bancos e empresas, através das quais se desfazem de carros usados de particulares, de renting, de leasing, etc;
- Se um contribuinte incorre num incumprimento dos seus impostos, as Finanças podem penhorar o seu carro e coloca-lo à venda, para ajudá-lo a saldar as suas dívidas. A lei portuguesa prevê este tipo de venda em leilões.
3. Avalie o seu carro penhorado e desfaça-se dele rapidamente
Se tem urgência em vender um veículo penhorado, a compramososeucarro.pt pode ser-lhe uma grande ajuda. Para saber por que preço pode vender o seu carro penhorado, avalie-o agora mesmo, gratuitamente, na nossa página. Em poucos minutos pode ficar a conhecer o seu valor. O nosso serviço é 100 % gratuito e preciso, por isso, não tem nada a perder em descobrir o valor do seu veículo. Avalie-o já para que possa vendê-lo por um preço justo, sem perder dinheiro.
Os nossos mais de 30 anos de experiência no mercado de carros de usados na Europa permitiram que sejamos líderes na compra de todos os tipos de veículos. Carros avariados, com inspeção caducada ou mesmo sinistrados (excetuando aqueles considerados “perda total”), por todos eles oferecemos-lhe sempre o preço mais justo, de acordo com os valores de mercado. Como é possível? Simplesmente porque analisamos a procura e a oferta de veículos como o seu e juntamos esta informação à avaliação profissional dos nossos especialistas. Só desta forma podemos dizer que damos um valor justo pelo seu carro. Avalie-o agora connosco, sem custos. Siga as instruções que lhe oferecemos e livre-se dele num abrir e fechar de olhos!